sábado, 12 de setembro de 2015

PENSAR FORA DA CAIXA


O conceito está longe de ser um a novidade e seu uso ganhou diferentes formas ao longo do tempo. O primeiro significado surgiu no meio publicitário e indicava uma renovação no processos criativos. Mas hoje é comum ouvir pessoas usando esta expressão de maneira pejorativa para indicar aqueles que elas julgam serem ignorantes, inflexíveis e conservadoras, ou seja, que não pensam fora da caixa.

Convido você agora a pensar fora da caixa na forma primeva da expressão.

O ato de pensar fora da caixa é também um ato de liberdade?

  
Muitos também dão este tipo de conotação quando ouvem esta expressão, pois se pensar do lado de fora representa ser livre então a caixa é como uma prisão.
Com vislumbres como este a caixa vai se tornado intelectualmente um ambiente claustrofóbico.
   
  Para compreendermos melhor vamos por um instante imaginar como é viver e pensar "dentro de uma caixa" destas. De imediato eu, pela literalidade vejo uma imagem exatamente como esta aí de cima, um espaço limitado que dificulta qualquer movimento. Mas sabemos que isso é apenas uma metáfora e no lugar do corpo físico devemos colocar uma mente. Isso nos leva a uma outra reflexão, mais abstrata e que nos mostrará o confinamento do pensamento livre e dos sonhos, a restrição das possibilidades e da expansão delas, uma miopia natural dum olhar que nunca enxergou distante, uma cognição desfalecida. Assim em resposta à pergunta do inicio digo que sim.

   Contudo o maior problema para nós é que sempre ao imaginarmos desta maneira a caixa, em resposta a toda aquela sensação negativa das imagens que formamos para ilustrar o pensamento confinado. Somos quase que condicionados a um tipo de efeito "catapulta" e queremos mais é nos lançarmos para fora da caixa. Sem perceber que o que a caixa representa (dentro do contexto da expressão) são os nossos paradigmas, a nossa maneira de ver o mundo e a realidade que nos cerca. Até onde abandonar isso seria de alguma maneira benéfico?   
  Ao usarmos esta expressão contra uma pessoa para defini-la como conservadora, inflexível ou ignorante é preciso antes pensar sobre a caixa. Qual a caixa que enclausura aquela pessoa?

QUAL  CAIXA  ENCLAUSURA VOCÊ?

  A tentativa de responder esta pergunta irá remete-los
àquelas convicções mais inflexíveis e inegociáveis. Por certo religião e a política ocuparão o topo da lista por sua maior
abrangência na formação de paradigmas e por servirem de base para outros paradigmas fracionados. Teísta, ateísta, de esquerda ou de direita não importa, tudo isso e toda sua maneira de perceber a realidade, se estruturará em volta de cada ser humano como quatro paredes duma bela CAIXA.  

  A partir daqui penso que o que mais importa mesmo é saber com o que você irá construir sua caixa porque se é claro e obvio que todos os nossos paradigmas é que formam as paredes das caixas, então todos temos uma.



AFINAL AS CAIXAS SÃO BOAS OU RUINS?

Na minha linha de raciocínio elas são indispensáveis, pois não contem somente as paredes feitas daquilo que eu penso e acredito como sendo a verdade, há também um chão feito daquilo que me sustenta. Então chego a pensar que o mau disso tudo não é pensar dentro da caixa, olhando para tudo aquilo que me diz quem eu sou e para aquilo que me mantem firme. Mas quando alguém fecha a tampa de sua caixa e a lacra por dentro. Fecha-la é a condenação.

----------------------------------------------------------------------------------------------

   As minhas convicções a respeito de Deus por exemplo representam sempre a minha base, meu chão  e aquilo que me mantém e particularmente falando, minha caixa nem mesmo tem aquelas abas superiores sabe......ééé.....posso trocar minha caixa por um vaso? 
  E então me imaginar ser nutrido pela palavra de Deus, crescer e me tornar neste mundo uma bela muda, ser colhido por Cristo naquele grande dia e me tornar arvore no reino de Deus?



Abraço.

2 comentários:

Luiz Michael disse...

Anônimo acho que seu comentário está relacionado com esta postagem então estou realocando aqui ok (mas também publiquei no local onde você comentou)

Anônimo disse...
Vc é um belo enganador como todo religioso que não se satisfaz em dar com os burros n'agua sozinhos.Como diz seu deus jesus,"cegos guiando cegos"!começa com uma intrincada filosofia, roda,gira e vai parar no mesmo lugar,o das ovelhas com um só rumo.Vcs podiam ao menos deixar em paz,como muita gente os deixa,viver dentro de seus caixões fora da realidade do mundo e seus fatos inalteráveis.Onde quando se liga os pontos e tem sua caixa vazia de dogmas e paradigmas ultrapassados,deixa entrar e ao mesmo tempo respirar fora dessa caixa que vc disse que todos temos,só que ela é o próprio mundo em que vivemos.O fato é q vc pode achar milhões de ligações e fatos que contradizem sua diretiva de pensamento,mas não adiantará vc só verá aquilo que quer acreditar como sua intrínseca verdade.ou seja o pensamento temerário e infantil de que não está sozinho,"alguém lá em cima,sabe-se lá onde,TEM que estar te protegendo.Entendo seu medo é dificil mesmo.Mas construir seus medos e devaneios em cima de todos vestígios de realidade,propagando-os de maneira incisiva em cima de outros que buscam sair da caixa é um ato deliberado de egocentrismo,querendo dar um abraço,principalmente neste fim de era,de tempos,de afogado!

Luiz Michael disse...

Anonimo bom ignorando o "elogio" do inicio....o que vc considera ser o caminho das ovelhas eu aceito de bom grado. Porque sim eu tenho um pastor que é Cristo vc conhece seus ensinamentos? Cite ao menos um do qual devemos nos opor?

adiante...

Você diz:

"...O fato é q vc pode achar milhões de ligações e fatos que contradizem sua diretiva de pensamento..."

FATOS!!!! QUAIS????

Amigo(a) vc notou que o texto se trata de uma construção metafórica? e vc diz ter FATOS que me contradizem kkkk to pagando pra ver kkk

Mas prosseguimos com seu comentário verborrágico...

"...só que ela é o próprio mundo em que vivemos..."

Vou tomar a dianteira do seu pensamento (me corrija se eu estiver errado)

Este é o ponto de nossa divergência, temos visões diferentes sobre o que seja a "caixa". Ora vc negligência o significado e o rumo de minha reflexão, simplesmente por possuir uma outra reflexão... pura falácia, sofisma barato. Ou talvez vc tenha FATOS que provem que o nosso mundo é uma caixa (e bem digo FATOS não filosofias tá bom?)

Na postagem "a abolição do homem" tem um o seguinte trecho que eu acho que lhe serve bem, que digo o seguinte:

"...Ansiosos mergulham num mar de "possibilidades" ( a saber o lado de fora da caixa)e se tornam nas pessoas mais relativistas (e recalcadas) que já existiu. Assim os que FRACASSARAM em se "encontrarem" no mundo como ele é, se tornam hoje nos revolucionários das condições humanas, nos agentes da transformação de consciências. (verborrageando suas inquietudes)
É nesse momento que concordo veementemente com Lewis quando diz que as ultimas gerações seriam as mais fracas , que seriam pessoas que: "sacrificaram sua porção de humanidade tradicional a fim de dedicar-se à tarefa de decidir o que "Humanidade" deve significar a partir de agora."


Anonimo saiba que minha caixa continua sendo a mesma, aberta e sem tampas em cima, para que eu possa olhar para o alto, para o céu, para aquilo que é maior do que eu. E não há constrangimento nenhum nisso, pois o que lá está me quer lá também.

Abraço.