sexta-feira, 18 de setembro de 2015

E VOCÊ POSSUI ALMA?


"Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"

Marcos 8:36

   Quando lemos este versículo, que já é praticamente um jargão popular, a maioria de nós temos em mente pessoas ricas e inescrupulosas, bajuladoras e soberbas. Pensamos também nos "vieses" de uma ambição sem pudor algum, onde os fins não justificam os meios. Ou então na fama, sucesso, somado a uma vida de excessos e extravagâncias. E vamos admitir, pensamos assim muitas vezes com requintes de inveja e recalque. Mas se o enfoque está sempre para além do próprio umbigo, então realmente poucos são os que se enxergam neste processo de perder a alma, enquanto se busca ganhar o mundo. Uma vez mais convido você amigo leitor (a) a lançar um olhar mais profundo e ir além do obvio, para que estas palavras de Jesus se aproxime mais de cada um de nós :

O que é exatamente ganhar o mundo?



   Tudo em nosso cotidiano praticamente tem um "elo filosófico" com esse "ganhar o mundo", porque este conceito nos chega de diversas maneiras e em varias fases de nossa vida. Quando pequenos, por exemplo, recebemos de nossos pais lições, experiências e toda a ajuda possível que eles possam nos outorgar, para que possamos evitar, nos preparar e superar as adversidades de todos os tipos. Sejam elas doenças, desafetos, violência ou qualquer outra coisa, para que possamos diariamente "enfrentar o mundo" (como eles sempre dizem) e vencer é claro.
   Depois na adolescência e na vida adulta, os nossos objetivos , as nossas ambições é que se configuram agora neste "mundo" e é preciso conquistá-las para ser alguém nele. Então chegará o momento em que a pergunta sobre o que é o mundo, se tornará extremamente expansiva.

Biblicamente temos algumas referências ao mundo, como sendo ele:


  - O planeta, a criação de Deus
"No princípio, Deus criou os céus e a terra" Gêneses  1:1

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há......"   Atos 17:24


 - O mundo como a especie humana, a civilização, a sociedade global.

   "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"   João 3:16

- Temos também o mundo do qual todo cristão faz separação com tudo o que é de Deus e luta por querer deserdar-lo. Representando o "ambiente" descrente, impio, imoral, profano.

   "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno"    1 João 5:19

    Este ultimo pode também  ser representado como o "sistema" que se instalou neste planeta, entre os homens, e que todos os dias  propõe trocas pela minha alma. O "mundo" onde somos condicionados, manipulados, iludidos, oprimidos, desumanizados e por vezes até descartados. Usando os mais perversos subterfúgios, me oferta sempre algum tipo de SOCIEDADE ou me arrasta a um conluio.


Mas afinal o que é a alma para que eu a perca?

Apesar disso ser muito discutido, tanto teológica como filosoficamente, eu particularmente gosto de uma definição que ouvi do Rev. Caio Fábio que diz:

"...é a alma que faz a conexão entre a minha materialidade absolutamente animal e a minha imaterialidade absolutamente divina"

"...é a alma que é esse condutor entre a minha intangibildade  mais profunda e a minha pele, porque o que toca a minha pele viaja pela minha alma e o que vem do meu espirito para chegar na minha mente tem que passar pela minha alma..."

"...sem alma eu sou um espírito que não fala com o mundo, ou sou apenas um corpo que não se comunica com o inconsciente."


Então perde-la....

   A primeira vista perder a alma sugere apenas CONDENAÇÃO,
perder a salvação. Digo que é mais. Nas palavras do Rev. Caio Fabio:

"...quando Jesus disse: que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma. Ele não está falando somente desse inferno escatológico, ele estava também e antes de tudo, falando de um inferno psicológico...porque existe este inferno escatológico que é este lugar, ou dimensão, de banimento, de exílio, de alienação, de reclusão, de afastamento, da PRESENÇA e da GLÓRIA de Deus. Mas existe outra perdição da alma que não é depois da morte mas em vida: Uma incapacidade de amar..."

Pois claro, DEUS é AMOR e somente somos capazes de amar porque Ele assim nos fez, a sua imagem e semelhança. Foi Ele quem amou primeiro e se perdermos essa conectividade, essa tradução do amor, que vem de Deus para nós, que nos torna cientes, aptos e propensos a amar que é a ALMA........

O que adiantaria possuir o mundo?


Abraço.

Nenhum comentário: